SOBRE O PROJETO





CAMPUS MAIOR - Aprender a acompanhar o mundo

Campo Maior



Este projeto inovador, que decorre em Campo Maior desde o passado ano letivo 2018/2019 e terá continuidade no ano letivo 2019/2020, tem como objetivo a implementação de um conjunto de medidas e práticas inovadoras junto da comunidade educativa, na promoção do sucesso educativo.

Num mundo cada vez mais tecnológico, as crianças e adolescentes de hoje nascem já “ligados” a dispositivos e tecnologia, tendo uma capacidade natural de ligar com a mesma, e acima de tudo, desenvolver com facilidade as competências digitais. Assim, este projeto está a proporcionar a oportunidade a crianças e jovens de aprender programação, desenvolver jogos, aplicações móveis e robótica, bem como adquirir outros conhecimentos e capacidades transversais de criatividade, lógica e pensamento computacional.

O programa incide em 5 vetores fundamentais: “Economia e empreendedorismo”, “Novas Tecnologias”, “Liderança e Comunicação”; “Ambiente e Sustentabilidade”; “Desporto, Cultura e Vida Saudável”, tendo sido desenvolvido um caderno pedagógico adaptado às necessidades locais.

O projeto, dividido em várias fases, contemplou a aquisição de equipamento informático e robótica para o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, Formação a Agentes educativos de várias disciplinas, acompanhamento de forma presencial por parte da empresa responsável pela implementação deste projeto, assim como, várias atividades e eventos que decorrerão durante os 2 anos letivos, tal como o dia da “Programação e Robótica” no final de cada ano letivo, onde as crianças apresentam os projetos desenvolvidos.

O projeto contempla ainda o desenvolvimento, em contexto educativo, de um “MBA Júnior” para alunos do 9º ano onde será criada uma “empresa virtual” onde os alunos vão participar em várias etapas de criação de uma Empresa (Gestão, Marketing, Financeira, entre outras). O resultado deste trabalho será o desenvolvimento de uma APP pelos alunos, a ser utilizada nas Festas do Povo, em Campo Maior. A ideia surgiu do principal mentor deste projeto, Eng. Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior.



Acreditamos que este projeto inovador e diferenciador irá certamente proporcionar mais ferramentas aos jovens campomaiorenses para enfrentar o futuro.

A entidade que está a implementar este projeto educativo inovador é a SHARKCODERS – Geniuses of Tomorrow, a 1ª rede de escolas portuguesa de programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes.

Esta acção está enquadrada na operação "Rede de Promoção do Sucesso Educativo" no Alto Alentejo aprovado e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo - Alentejo 2020.